quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Mas.. E... Uso errado de MEDICAMENTOS Injectar comprimidos




Mas.. E... Uso errado de MEDICAMENTOS
também subsidiados pelo SNS
injectar  comprimidos na veia
Erro na dose e no local de uso

Muitos profissionais de Saúde que trabalham com pessoas doentes sabem que há consumidores que fazem mau uso de medicamentos. Fazem uso errado na dose e no local de absorção.
Nos anos 80 e início dos anos 90 este comportamento também existiu relacionado com o consumo injectado de alguns comprimidos, e foi então resolvido pelo Ministério da Saúde em relação a esses medicamentos que então foram objecto de mau uso. Mais tarde, outros medicamentos passaram a ser objecto de mau uso, quer por dificuldades no acesso ao tratamento,  quer por falta das necessárias respostas adequada dos serviços da Saúde: Prevenção - Educação e controlo dessa "oferta" para mau uso. Alguns "estão no activo". A situação de maus uso existe estabilizada de forma manifesta, ou em crescendo, desde há pelo menos 16 anos. Na falta de dinheiro para heroína, na falta de metadona, na falta de heroína consome-se o que se arranjar. E quem trabalha com consumidores sabe bem da existência dessa situação. Aos governantes que me ouviram nunca escondi essa situação.
Mesmo no último governo quem foi responsável por esta área foi informado e manifestou-se muito satisfeito com o trabalho da sua equipa.  Por aqui tudo na mesma, quero eu dizer, piorando.



Midazolam (Dormicum®) é um dos medicamentos mais referenciado como objecto de abuso.

A sua aquisição em farmácia está sujeita a receita médica obrigatória. Bem usado é um excelente medicamento nas indicações médicas e cirúrgicas adequadas ao BEM DA SAÚDE


MAS…

Mas pelos riscos inerentes à substância e nomeadamente pela sua capacidade aditiva não deve ser usado por pessoas em risco de dependência.

Mas, desde há muitos anos este medicamento é de fácil acesso, no mercado de rua da droga. Na verdade isto dura há muitos anos.





Mas este medicamento é muito mal usado por exemplo por doentes dependentes de heroína. Habitualmente os doentes consomem em sobredose, esmagam os comprimidos, misturam com soro ou água e injectam essa solução na veia, quando lhes falta heroína ou quando por exemplo é insuficiente a dose de metadona que tomam. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ke_EkhL8yew



Mas com estes consumos são reais para o doentes os riscos de infecção, de embolia, de perturbação do pensamento e de paragem respiratória.


E…

E há médicos que conhecem doentes que têm estas práticas de consumo e de comportamentos de risco. Veja o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=064_UgBbGAc

E há médicos que trataram algumas pessoas com sequelas físicas ou psíquicas  associadas a este tipo de consumos. Veja o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=afzXc2NJd64&t=15s

E há dirigentes que sabem há muitos anos que isto acontece.

E há dirigentes que sabem que do que terá ou não sido feito desde há muitos anos nada resultou com evidente eficácia na significativa redução da procura e acesso a estes medicamentos. Usam-se porque estão disponíveis para quem precisa.  O acesso de rua não foi anulado e tem de ser anulado, por razões de saúde.

E desde há muitos anos que venho partilhando e existência desta incompetente e inaceitável situação de mau uso, factos reais, com pessoas do poder, dirigentes na Saúde, governantes na Saúde e deputados da Nação. 

E até agora nada mudou.

MAS...


Mas se partilhar esta mensagem talvez “isto” mude seja por vergonha ou por ser assumida finalmente a responsabilidade.

A vergonha e os estragos de que sofre cada um destes doentes consumidores também são projectados sobre todos nós.

Obs: este medicamento mesmo no mau uso, é subsidiado pelo orçamento do Ministério da Saúde. Foi lamentável ouvir dizer que o “nosso orçamento (dos serviços da droga) no Ministério da Saúde são peanuts. Basta do mesmo. É preciso mudar e muito. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário