Patologia Dual

Se desejar, veja este vídeo em que profissionais de saúde comentam o recurso à Mala da Prevenção Dr. Luís Patrício, no curso de formação sobre Patologia Dual.
Nesta formação também refletimos sobre substâncias sintéticas, "ofertas" no mercado e a "procura" de mais consumidores. Novas drogas? Quais? Quê?
Luís D. Patrício, médico psiquiatra
O texto que se segue, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Patologia Dual, é retirado da nota de apresentação do curso.
CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, EPE
Hospital Sobral Cid
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PATOLOGIA DUAL – APPD
CURSO DE FORMAÇÃO
DOENTE COM PATOLOGIA DUAL:TRATAMENTO INTEGRADO EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL
DOENTE COM PATOLOGIA DUAL:TRATAMENTO INTEGRADO EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL
Com o advento do século XXI e o desenvolvimento do conhecimento da neurobiologia surge o conceito de Patologia Dual (PD), ou seja, a associação no mesmo doente de doença mental grave (DMG) como esquizofrenia, doença afetiva grave, perturbação de personalidade, deficit de atenção, perturbação de hiperatividade do adulto e perturbação por consumo de substâncias (PUS). A associação destas duas entidades no mesmo doente encontra-se entre as perturbações mentais mais prevalentes no mundo, tendo um enorme impacto na vida do indivíduo e na sociedade, estando associada ao agravamento da severidade e persistência tanto da perturbação mental como da adição, ao agravamento do estado de saúde, à falha sucessiva dos tratamentos, a violência, prisão e pobreza dos doentes.
![]() |
Drª Célia Franco, Presidente da APPD |
Drª Vera Raposo, Secretária da APPD |
Se o estigma ainda prevalece no doente com DMG, dificultando o acesso ao tratamento adequado e a integração social, no caso do doente com PD esse estigma é a dobrar: o estigma de ter uma DMG que muitas vezes dificulta o tratamento nos centros para as dependências e o estigma de ter uma PUS que impede o acesso a tratamento adequado nas unidades de psiquiatria. Outras vezes estes doentes acabam por ser tratados por duas equipas distintas em simultâneo, a dos serviços de dependências e a dos serviços de psiquiatria, sem articulação nem integração entre si, o que condiciona geralmente a falha dos tratamentos e o agravamento...
Dr