sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ESCUELA DE OTOÑO SOCIDROGALCOHOL Dinâmica do saber para aprender e partilhar

ACONTECEU, para que se saiba…


XI Escuela de Otoño – Socidrogalcohol


Benidorm 4,5 e 6 Novembro 2010


Realizou-se a décima primeira Escuela de Otoño de Socidrogalcohol, Sociedad Científica Española de Estudios sobre el Alcohol, el Alcoholismo y las otras Toxicomanías, organização de profissionais, colegas com quem há mais de 20 anos, aprendemos e partilhamos.

E como sempre foi organizada e bem organizada pelos nossos colegas e amigos da Região Valenciana.

Nesta XI Escuela tive uma vez mais, oportunidade de fazer um Taller de cinco horas com a Mala da Prevenção.

Da avaliação efectuada pelos participantes destacamos a autoavaliação do nível de conhecimentos antes e após a acção.

Nivel de conhecimentos antes da acção: 1 - 14,3%; 2 - 28,6% ; 3 - 28,6%; 4 - 28,6%

Nível de conhecimento depois da acção: 3 - 14,6% ; 4 - 57,1%; 5 - 28,6%


Mais uma vez fizemos a travessia ibérica, não no meu carro (onde não cabíamos todos), mas partilhando a condução na carrinha nº3 da Associação “Novos Rostos, Novos Desafios”, a quem também agradecemos a colaboração.

Também nesta viagem para a Escuela 2010, tive a sorte de estar acompanhado por profissionais de saúde: duas psicólogas, uma enfermeira, uma técnica e uma assistente social, a quem agradeço agradável companhia


Quero aqui deixar o registo do meu reconhecimento e a minha gratidão aos colegas de Socidrogalcohol, nas pessoas da Dr.ª Azucena Marti e do Dr. Francisco Pascual, entre outros colegas, pela amizade, pelo estímulo e pelas facilidades para os participantes portugueses, nomeadamente para os que não sendo médicos dispõem de menos ajudas para a sua formação.

Tivemos o prazer de encontrar na Escuela, mais três portugueses.

A Dr.ª Olga Fortes, colega psiquiatra com quem há bastantes anos também percorro caminhos e actualmente a trabalhar na Feira e a Eng.ª Sandra Matos, responsável na Reckitt Benckiser Pharmaceuticals e com quem pudemos conviver e partilhar opiniões e experiências.

Também nos cruzámos com Sérgio Oliveira, jornalista que ao longo dos anos apresentei no meu circulo de colegas e amigos de Socidrogalcohol e de outras organizações estrangeiras e que é também director da Dependências, revista para a qual dei o meu modesto contibuto durante alguns anos, facultando fotografias e textos ou textos de outros participantes nacionais ou estrangeiros, sobre formações em que participei.


Luís Duarte Patrício



EU FUI !





Por Luísa Pereira Coutinho

Assistente Social, Amadora


Uma aventura de 72 horas (saída de Lisboa – 3.30h a.m. de dia 4/11, chegada 3.30h a.m. de dia 7/11) organizada e estimulada pelo entusiasmo e disponibilidade que conheço, desde há muitos anos, no Dr. Luís Patrício.


Quase atravessámos a península Ibérica (Lisboa – Benidorm) numa viagem feita sob o lema “Cidade Segura” na viatura, amavelmente cedida pela Associação “Novos rostos, novos desafios”.


Muitas horas de caminho (que permitiu, aos 7 passageiros, conhecermo-nos, rir-mos, dormir-mos…) levaram-nos a um acontecimento de grande qualidade científica (www.Socidrogalcohol.org) com base numa excelente organização ( www.C&Events .es), num espaço lindíssimo.


Esperavam-nos dezasseis “talleres” em formato de Workshop de 5 a 20 horas, sobre os mais variados temas.


Com muita dificuldade, perante a quantidade e qualidade da oferta, tive que fazer difíceis opções. Participei em dois “talleres” de 10horas, que passo a sintetizar:

(i) Las Creencias: Los códigos internos que gobiernan la vida”, coordenado por Vicente Cuevas Martinez – psicólogo clínico; escola de psicoterapia de Valencia.


Parte-se do pressuposto que as crenças são forças interiores poderosas que formatam as nossas emoções e atitudes.


As crenças são generalizações (uma leitura) sobre certas relações existentes que podem ser algo de regenerativo ou limitador. Não se baseiam em ideias lógicas mas funcionam por vínculos. Pelo que há que questioná-las, perceber que impacto têm em cada um e como afectam as várias dimensões da vida.


Como se mantém uma crença? Como se inibe? Como se potencia? Como trabalhá-la?


Vicente Martinez propõe um modelo de intervenção:


Pressupostos básicos para trabalhar as crenças:

1) As crenças podem ser alteradas, caso contrário cria-se resistências.


Quando começamos a trabalhar os sentimentos temos de identificar onde estão as forças, mas também as resistências:

a) Identificar: Sentimentos desejados; sentimentos temidos; sentimentos inibidos;

b) Concretizar o que significa cada sentimento;

c) Priorizar os sentimentos (ex. qual o mais doloroso, qual o de maior prazer?)


2) Questionar a crença, criar duvidas – que elementos a confirmam? Que elementos a “abatem”? Como ela afecta a minha vida = seu efeito?


3) Avaliar as crenças historicamente – localizá-las no tempo; quando e em que contexto se criaram?


4) Debilitar a crença, associar-lhe limitações e dor – qual o mal-estar que ela produz; que crença a poderá substituir e/ou regenerar? Que crença quero ter na minha vida?


5) Orientar para uma nova crença, associar-lhe crescimento e capacidades à nova crença.


6) Como levar este processo a cabo – estratégias.

(ii) Abordaje terapêutico de los transtornos por uso de sustancias en adolescentes: Un modelo integral e integrado”, coordenado por Rosa Díaz – Psiquiatra; Unidad de conductas adictivas en adolescentes; Servicio de psiquiatria y psicologia infanto-juvenil (ÚNICA-A); Hospital clinic Barcelona.


Um modelo integral pelo trabalho sobre a multidimensionalidade dos problemas duma forma multidisciplinar.


Um modelo integrado, pelo tratamento conjunto de problemas aditivos e psiquiátricos, em adolescentes.

Nos adolescentes não se encontram os típicos problemas de adição dos adultos.


A “ÚNICA-A” propõe um plano de intervenção global que se estrutura:

1- Detecção precoce de casos de risco (instrumentos - CRAFFT)

2- Acolhimento: primeiro contacto – vinculação

3- Avaliação da gravidade, factores de risco e de protecção (instrumentos – Teen- ASI)


4- Intervenção motivacional (breve)

5- Informação e psico-educação juvenil

6- Intervenção psico-educativa de pais

7- Indicação para programas terapêuticos especializados

8- Seguimento: trabalho em rede, coordenação; figura de “gestor de caso”


No regresso viemos mais ricos, de conhecimento, convívio e partilha; e mais pesados, com a quantidade de publicações oferecidas pela Socidrogalcohol que provou, mais uma vez a qualidade cientifica que lhe é conhecida internacionalmente.


Obrigada pela oportunidade, a todos os que comigo partilharam esta travessia.






Em Breve:


Memórias de outras Escuelas


Por Luís Duarte Patrício e com a colaboração de outros participantes

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