sexta-feira, 3 de junho de 2011

Há que Educar para mudar

Há que Educar para mudar

Uma reflexão

Por Luís Duarte Patrício


O consumismo, a farsa, a traição, a falta da Educação, estão na moda, são uma significativa parte do presente, são também o problema, são uma droga no presente, e um péssimo presente para o futuro.

Há que Educar para mudar.

Quem nega a realidade é ignorante, é mentiroso, ou está delirante.

O sonho é natural, o pesadelo é indesejável, mas o delírio é patológico.

Continue a ler, se desejar.

Recebi da Dr.ª Margarida Matos Beja, um texto de conteúdo político sobre a situação de Portugal contemporâneo, provocador de consciências, e que termina com esta frase:

- Pensem nos vossos filhos e netos!!!!!

 

Nada acontece por acaso. Frequentemente reagimos a interesses que podem colocar em causa muitos valores, como seja o nosso bem-estar individual, familiar e social, e o futuro dos nossos netos.
 
Sem respeito pela condição humana, sem estima pela saúde individual e social nem por outros valores humanos e sem a manutenção da indispensável Educação, estragamos o que recebemos. Apenas consumimos. Assim somos devorados pelo consumismo de economias e de outros valores

 

Defendo que cada Homem, durante o seu percurso na vida, devia ser activo para deixar mais de tudo o que de bom recebeu, e que lhe foi entregue para administrar.

Defendo que cada Homem devia estar perto de outro Homem, dez anos mais novo, e de outro Homem, dez anos mais velho.

Mas sem a Educação que se não recebe, existe o risco do disparate e do desperdício de valores e de assim repetir a desgraçada sequência .... Pai galego ->, filho fidalgo -> neto ladrão. Assim me ensinaram os meus pais, bisavós dos meus netos.

Observo na velha Europa, muitos sem interesse em trabalhar, sem inovar.
Invejam-se uns aos outros.

Alguns criam mordomias escandalosas e imorais para novas elites com novos e elegantes ou barrigudos farsantes "condes" e "condessas". 

França, Itália, Grécia, Espanha, etc, estão assim e assado... E Portugal está assim e queimado.

Falo com colegas destes países que me dizem que a construção da Europa social e a estima pelos valores humanos, pela cultura que herdámos está fora de moda.

Está na moda e tem sido um objectivo para muitos jovens, jovens adultos e adultos, a cultura dos interesses imediatos, o materialismo, a ambição na opulência.

Muitos certamente que desconhecem o valor de muitas palvras e até da honra.
Deveriam ser estimulados a consultar o Dicionário.

Como é que os vemos gerir a sua casa, a sua vida familiar, profissional e social?

O consumismo, a farsa, a traição, a falta da Educação, estão na moda, são uma significativa parte do presente, são uma droga no presente e um péssimo presente para o futuro.

Há que Educar para mudar.

Quem nega a realidade é ignorante, é mentiroso, ou está delirante.

O sonho é natural, o pesadelo é indesejável, mas o delírio é patológico.

Por isso o meu desejo: HAJA SAÚDE e  EDUCAÇÃO.
 
































Está na moda a cultura dos interesses imediatos, do materialismo, a ambição na opulência.






Um comentário:

  1. Bom dia! Dr. Luís Patrício, como está? Estou a tentar contactá-lo por causa de um trabalho jornalístico. Nesse sentido, e dada a minha urgência, seria possível facultar-me o seu contacto móvel por e-mail, pf: andreia.de.sousa.pereira@gmail.com

    Obrigada.

    Ao dispor.

    Andreia Pereira

    ResponderExcluir